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quinta-feira, 25 de abril de 2013

PERFIL: Airco DH2



O Airco DH2 era um caça monoposto e sendo o segundo projeto do desenhista Geoffrey Havilland, no conceito de hélice propulsora que empurra o avião e que fica situada atrás do piloto. Com este design, era possível construir a aeronave sem a necessidade de sincronizar a metralhadora com a hélice. O protótipo do DH2 fez o seu primeiro vôo em julho de 1915. Logo entrou em serviço e foi entregue ao 24º Esquadrão do Royal Flying Corps. Em fevereiro de 1916 começou o serviço ativo em território francês. 
 
A metralhadora Lewis estava montada numa nacele e era difícil de utilizá-la no inicio. O piloto devia controlar o avião com uma mão enquanto que apontava a metralhadora com a outra mão, tornando o combate bem difícil. Mais tarde, os pilotos começaram a prender a metralhadora na nacele apontada para frente. Eles então passaram a mirar a metralhadora com a aeronave inteira e tornando bem mais fácil o trabalho do que mover a metralhadora para mirar. 
 
Os DH2 foram criticados freqüentemente pelos procedimentos complexos em dominar a técnica de pilotar, onde teriam que ter reações precisas para manejar os controles. Apesar de tudo isso, o DH2 era um excelente caça nas mãos de um piloto experiente. Com a produção contínua do DH2, o RFC ganhou a superioridade no ar sobre os monoplanos Fokker, principalmente durante a primeira batalha no Somme. O domínio das forças aéreas aliadas durou até o outono de 1916, quando o domínio retornou para os alemães com a introdução dos caças Albatros DI e DII. 
 
Ao final de 1916, o Airco DH2 estava sendo aposentado da frente de combate e no meio de 1917, quase todas as aeronaves restantes foram transferidas para o treinamento dos esquadrões onde eles permaneceram em serviço até o começo de 1918. Várias unidades permaneceram em serviço até o fim de 1917, na Palestina e na Macedônia.

PERFIL: Sopwith Camel





A construção do Sopwith Camel teve a sua origem no seu predecessor, o Sopwith Pup. Levando isso em conta, o desenhista chefe da Sopwith, Herbert Smith, decidiu fazer algumas alterações. Algumas mudanças foram feitas na estrutura do trem de aterrissagem, no espaçamento das asas, no estabilizador que foi aumentado e na fuselagem que recebeu uma extensão para a cabina do piloto ficando parecido como a corcunda de um camelo e que foi derivado daí o seu nome, Camel. 

Um detalhe notável da construção desse avião era que tudo estava instalado compactamente: o assento do piloto, o tanque de combustível, o motor e a metralhadora. 
 
Em paralelo com o trabalho principal da fábrica, o avião foi montado também por várias outras companhias como a Ruston Proctor Co, Portholme Aerodrome Ltd, Boulton & Paul Ltd, British Caudron Co. Ltd, Clayton & Shuttleworth Ltd, Hooper & Co. Ltd e outras. No total, aproximadamente foram construídos 5490 Camels. 
 
Os primeiros testes com a aeronave foram executados pelo esquadrão britânico nº60, em março de 1917, seguidos por uma série de melhorias secundárias à construção do avião. O Camel foi entregue aos esquadrões de caça em maio de 1917. Era principalmente usado para destruir aeronaves inimigas e balões, enquanto que de vez em quando, também era usado em operações de ataque de solo. Jornalistas ingleses também chamavam esse avião de: “Pequeno pássaro com presas.” 
 
Pilotos do Camel mencionavam que os controles eram bem-equilibrados, a visão superior era boa e a velocidade de cruzeiro alta. Devido ao equilíbrio sem igual da aeronave, o avião poderia mudar quase imediatamente a sua direção: que fazia do Sopwith um oponente perigoso. Durante a aterrissagem ou a decolagem, o Camel devia ser tratado com respeito, porque era muito arisco e um simples descuido do piloto poderia causar um acidente.

O cenário de combate típico para o piloto do Camel estava num combate em baixa e media altitudes, onde o Camel tinha uma enorme vantagem nas curvas. Os veteranos diziam: “Uma vez que você se torna um piloto de Camel, você vai querer sempre voar nele”. Além dos pilotos britânicos, este avião era também pilotado por quatro esquadrões americanos do Serviço Aéreo dos EUA e por alguns pilotos belgas. O Camel participou de batalhas na frente Ocidental e nas frentes Orientais; na Mesopotâmia, Egito, Palestina, Macedônia e Itália.

Tabela de referência para as altitudes


ALTITUDE
METROS
PÉS
18
9000
29520
17
8500
27880
16
8000
26240
15
7500
24600
14
7000
22960
13
6500
21320
12
6000
19680
11
5500
18040
10
5000
16400
09
4500
14760
08
4000
13120
07
3500
11480
06
3000
9840
05
2500
8200
04
2000
6560
03
1500
4920
02
1000
3280
01
500
1640
00
0
0