O SPAD VII era um caça de assento único desenvolvido por Louis
Bechereau of the Societe Pour L'Aviation et ses Derives no início de 1916.
Muito do design dessa aeronave tinha sido tirado do desenvolvimento do SPAD Tipo
A de motor rotativo. O motor que equipava o SPAD VII era o Hispano-Suiza 8A de
150 Hp, desenvolvido originalmente pelo engenheiro suíço Marc Birkigt em fevereiro
de 1915.
A aeronave protótipo foi chamada de SPAD V e voou pela primeira
vez em abril de 1916. Este avião tinha um cone grande na hélice e com uma
abertura central que estava ligada ao radiador. Mais tarde o esse cone foi
descartado para melhor refrigeração.
No vôo de teste, a aeronave demonstrou uma velocidade máxima
excelente e uma boa taxa de subida. Além disso, a construção era forte da estrutura
o que permitia um desempenho superior em mergulho comparado com os Nieuports,
que tinham problemas estruturais na asa baixa ao realizar mergulhos íngremes.
Com estas características promissoras, a aeronave foi ordenada para a produção
como SPAD S.VII, em 10 de maio de 1916.
A entrega inicial do SPAD estava lenta devido às dificuldades com
a produção dos radiadores. Então a produção teve que ser passada a outros
fabricantes franceses (Gremont, Janoir, Kellner, de Marcay, Regy, d'Etudes de
Societe Aeronautiques, e Sommer). A aeronave também foi produzida na Rússia pela
Duks e pelo Bleriot & Spad Aircraft Works na Grã Bretanha. No início de 1917,
o SPAD recebeu um novo motor de 180 Hp, Hispano-Suiza 8Ab e em abril de 1917 os
SPADS já saiam de fabrica com esse motor. No total foram construídos
aproximadamente 3500 SPADs de todos os tipos.