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quinta-feira, 25 de abril de 2013

PERFIL: Airco DH2



O Airco DH2 era um caça monoposto e sendo o segundo projeto do desenhista Geoffrey Havilland, no conceito de hélice propulsora que empurra o avião e que fica situada atrás do piloto. Com este design, era possível construir a aeronave sem a necessidade de sincronizar a metralhadora com a hélice. O protótipo do DH2 fez o seu primeiro vôo em julho de 1915. Logo entrou em serviço e foi entregue ao 24º Esquadrão do Royal Flying Corps. Em fevereiro de 1916 começou o serviço ativo em território francês. 
 
A metralhadora Lewis estava montada numa nacele e era difícil de utilizá-la no inicio. O piloto devia controlar o avião com uma mão enquanto que apontava a metralhadora com a outra mão, tornando o combate bem difícil. Mais tarde, os pilotos começaram a prender a metralhadora na nacele apontada para frente. Eles então passaram a mirar a metralhadora com a aeronave inteira e tornando bem mais fácil o trabalho do que mover a metralhadora para mirar. 
 
Os DH2 foram criticados freqüentemente pelos procedimentos complexos em dominar a técnica de pilotar, onde teriam que ter reações precisas para manejar os controles. Apesar de tudo isso, o DH2 era um excelente caça nas mãos de um piloto experiente. Com a produção contínua do DH2, o RFC ganhou a superioridade no ar sobre os monoplanos Fokker, principalmente durante a primeira batalha no Somme. O domínio das forças aéreas aliadas durou até o outono de 1916, quando o domínio retornou para os alemães com a introdução dos caças Albatros DI e DII. 
 
Ao final de 1916, o Airco DH2 estava sendo aposentado da frente de combate e no meio de 1917, quase todas as aeronaves restantes foram transferidas para o treinamento dos esquadrões onde eles permaneceram em serviço até o começo de 1918. Várias unidades permaneceram em serviço até o fim de 1917, na Palestina e na Macedônia.

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