Pesquise na barra de busca acima para as informações: BIO, REGRA, WAYPOINT, MINIATURA, TABELA, ESTRATÉGIA, FILME, CRONOLOGIA, TÁTICAS, PAINEL, CARTA, SETUP, EMBLEMAS, SOL, ZEPPELIN, FICHA, PERFIL, METRALHADORA, DOCUMENTO, IMPRIMIR, GAME MAT, FOTO, FORMAÇÃO, INDICADORES, DICTA, ASES, TEXTO
Pesquisar este blog
sexta-feira, 10 de maio de 2013
PERFIL: Nieuport 28
O Nieuport 28 era o passo evolutivo e natural da longa linha de
caças de motor rotativo feitos pela Companhia Nieuport. Os desenhistas da
Nieuport perceberam que os seus projetos anteriores tinham ficados obsoletos e atingindo
o potencial máximo de desempenho. Então, foi decidido usar as características
estruturais do SPAD XIII no projeto desse novo caça. Tais características
incluem: uma área de superfície maior na asa baixa e com uma segunda estrutura
ligando as asas; uma segunda metralhadora foi colocada e os ailerons foram colocados
na asa baixa em vez na asa de cima.
O primeiro vôo de teste ocorreu em 5 de junho de 1917.
Infelizmente o caça estava impossibilitado de ultrapassar as performances já estabelecidas
pelo SPAD XIII, que já estava em serviço ativo na Frente. Por isto, os pilotos
franceses recusaram a voar nele e assim esses caças foram dados ao Serviço Aéreo
norte-americano, que tinha chegado há pouco tempo à França. Um total de 208 aviões
foram construídos. Uma vez completado o lote, a Nieuport passou a fabricação do
SPAD XIII.
O Nieuport 28 entrou em serviço pelos esquadrões americanos em fevereiro
de 1918. Devido a uma falta de metralhadoras Vickers, o uso em combate só começou
em março de 1918. Ele era principalmente usado para combater caças inimigos e
balões de observação, raramente ele era usado para escolta de bombardeiro ou
missões de reconhecimento atrás das linhas inimigas.
Os pilotos relataram uma boa taxa de subida, alta manobrabilidade
e velocidade, devido a sua asa fina. Os pilotos também informaram que o avião tinha
controles sensíveis. Durante o combate e em mergulhos longos, o avião tinha a tendência
de rasgar a tela que cobria a asa do topo. Por sorte, vários pilotos
sobreviveram a estes incidentes horripilantes e puderam advertir os outros
pilotos desse defeito e assim evitar o mergulho prolongado em velocidades
altas.
PERFIL: PFALZ DIIIa
O avião foi projetado pela Pfalz Flugzeugwerke. Os engenheiros alemães
ficaram impressionados com os novos caças Nieuport e esse novo projeto estava
baseado nesses aviões franceses. O primeiro vôo de ensaio acabou se realizando
em maio de 1917. No projeto estavam instaladas duas metralhadoras montadas
lateralmente e os arames de controle do aileron, que estavam na asa baixa.
Seis meses depois, foi feito o Pfalz DIIIa, possuindo um novo motor
mais poderoso, leme e profundores maiores, a forma da asa baixa que foi revista
e por último, a instalação das metralhadoras numa nova posição, que passava a
ficar agora na altura da linha dos olhos do piloto. Foram feitos 1010 Pfalz DIII
e Pfalz DIIIa no total durante a guerra.
Em junho de 1917, os caças começaram a entrar em serviço nos esquadrões
de combate. O Pfalz era usado como escolta de bombardeiros, também como caça
contra os aviões inimigos e a destruição de balões de observação. Os pilotos elogiavam
a excelente visibilidade da cabina, a boa manobrabilidade, a estabilidade ao
disparar as armas, velocidade e a boa taxa de subida.
Alguns pilotos afirmavam que a sensibilidade aos controles era bem
melhor que do Albatros DV e os mergulhos acentuados em combate e em aterrissagens,
provaram a durabilidade estrutural do avião. O avião participou de batalhas nas
frentes Ocidentais e turcas.
Assinar:
Postagens (Atom)