Edward
Corringham Mannock
Inglaterra
Vitórias: 61
Data de
nascimento: 24/05/1887 em Aldershot, Inglaterra
Morto em
ação:
26/07/1918
Aos 12 anos, Edward Corringham Mannock teve a sua vida virada de
ponta a cabeça quando o seu pai escocês abandonou a sua esposa inglesa e os
filhos. Mannock teve que sair da escola para fazer trabalhos e ajudar com as
finanças em casa. Quando a guerra começou, ele foi internado na Turquia
enquanto trabalhava como um inspetor para uma companhia telefônica britânica.
Depois de uma tentativa de fuga fracassada, ele ficou mortalmente doente e foi
repatriado pelos Turcos em 1915. Quando ele se recuperou, ele uniu-se ao Royal
Army Medical Corps antes de se transferir para os Royal Engineers. Apesar de um
defeito congênito que o deixou virtualmente cego do olho esquerdo, o 2º Tenente
Mannock recebeu o Certificado 3895 do Royal Aero Club Aviator's em 28 de
novembro de 1916 e foi aceito pelo Royal Flying Corps em 1917 e treinando sob a
tutela de James McCudden. Em abril, ele foi indicado para o 40º Esquadrão onde
ele teve um começo lento com o seu Nieuport. Para os outros Oficiais, ele
parecia indiferente e talvez muito cauteloso no ar. Somente um mês depois que ele
marcou a sua primeira vitória ao destruir um balão. Eventualmente, Mannock
ganhou o respeito e amizade de homens como Keith Caldwell. Em fevereiro de 1918,
ele foi indicado para o 74º Esquadrão como Comandante de vôo e marcou trinta
seis vitórias pilotando um SE5a antes de substituir William Bishop como o
oficial comandante do 85º Esquadrão em 3 de julho de 1918. Mannock nunca
alcançou a notoriedade pública de Albert Ball, mas ele foi venerado pelos seus homens
do esquadrão e ficou provado que ele era um dos maiores líderes de vôo da
guerra. Freqüentemente ia fisicamente doente para as patrulhas, Mannock
compartilhava vitórias com outros pilotos e não se aborrecia para submeter-se a
reivindicações por aeronaves inimigas abatidas em combate. Depois de
compartilhar a 61ª vitória dele com Donald Inglis, Mannock foi morto quando a sua
aeronave foi atingida por disparo de terra e em seguida pegou fogo. Inglis
também foi derrubado por fogo de terra e sobreviveu.