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domingo, 5 de maio de 2013

REGRA: Carta de Habilidade


Esse é um exemplo do possível layout de uma carta de Habilidade que estou criando.
Ao invés de colocar o nome da habilidade, resolvi colocar a foto, o nome, o emblema e a estatística do piloto na guerra.
Pilotos com menos de 5 Vitórias serão considerados novatos.

REGRA: Habilidades para os pilotos

Estou pensando em criar cartas com habilidades e que serão anexadas aos aviões antes de iniciar um cenário de Wings of Glory.
Abaixo tem alguns exemplos dessas habilidades encontradas no manual do jogo, na net e criadas por mim:

  • Você pode executar uma Manobra que não seja Reta depois de usar a carta de Manobra Immelmann. 
  • Você pode executar uma Manobra que não seja Reta antes de usar a carta de Manobra Immelmann. 
  • Você pode executar uma Manobra que não seja Reta antes e depois de usar a carta de Manobra Immelmann. 
  • Você pode executar duas Manobras abruptas em seguida. 
  • Ao revelar uma das suas Manobras escolhidas, descarte essa Manobra e execute a última Manobra realizada. 
  • Após Planejar as suas 3 cartas de Manobras, escolha uma carta de Manobra extra e deixe-a de lado virada para baixo. Essa carta extra, poderá ser trocada por uma das 3 cartas de Manobras, no momento em que for revelada uma dessas cartas. 
  • Ignore o Dano Especial de uma carta de Dano recebida. 
  • Ignore uma carta de Dano recebida. 
  • Ignore o valor numérico da carta de Dano recebida. Se ela tiver um Dano Especial, esse Dano é recebido. 
  • Você poderá ver as cartas de Dano de um avião, caso este avião esteja a uma régua de distancia do seu avião. 
  • Ao atingir um avião à longa distancia, esse avião receberá duas cartas de Dano ao invés de uma. 
  • Ao atingir um avião, compre o dobro de cartas de Dano e escolha as cartas de Dano. Em seguida, entregue as cartas escolhidas ao jogador do avião atingido. As cartas de Dano que sobraram são descartadas. 
  • O seu avião Dispara e resolve os Danos antes dos outros aviões. Caso destrua o alvo, esse avião é retirado do jogo imediatamente. 
  • O seu avião recebe apenas uma carta de Dano, num disparo à curta distancia. 
  • Você poderá anular uma carta de Habilidade usada contra o seu avião. 
  • O seu avião não pode ser perseguido. 
  • Um avião que esteja à até uma régua de distancia e com a traseira voltada para o seu avião, é automaticamente perseguido. 
  • Caso o seu avião estiver pegando Fogo, faça uma Manobra de Mergulho. Após a Manobra, o Fogo apaga. Retire o marcador de Fogo do seu avião. 
  • Com o seu avião soltando Fumaça e após comprar uma carta de Dano ao final do turno, o seu avião pára de soltar Fumaça. Retire o marcador de Fumaça do seu avião. 
  • PILOTO NOVATO - Possui as seguintes restrições: 1 - Ele não dispara após fazer uma Manobra Abrupta. 2 - Quando aplicar os Danos causados pelo Piloto novato, esses danos serão aplicados por último e após serem aplicados  os danos de todos os Ases (isso só será aplicado se o piloto novato não tiver sido abatido antes). 3 - Ele não consegue perseguir outro avião.



TABELA: Totais dos Decks A, B, C e D


TABELA: Deck de Dano D


TABELA: Deck de Dano C


TABELA: Deck de Dano B


TABELA: Deck de Dano A


METRALHADORA: Lewis




A metralhadora Lewis foi a primeira metralhadora colocada e usada num aeroplano. Foi em 7 de junho de 1912 que o Capitão Charles Chandler do Exército dos EUA disparou o protótipo da metralhadora Lewis de uma aeronave Wright Model B Flyer.

A metralhadora Lewis foi muito usada nas aeronaves Britânicas e Francesas na Primeira Guerra Mundial, tanto pelo observador como pelo piloto do caça. Em alguns aviões, era uma adição a mais as Vickers. A popularidade da Lewis como metralhadora aérea foi devido ao seu baixo peso, por ser refrigerada a ar e que usava os carregadores do tipo tambor com 97 tiros. Devido a isso, a metralhadora foi colocada nos primeiros exemplares do Bristol Scout C por Lanoe Hawker no verão de 1915, e disparando para frente e para fora num ângulo de 30° para evitar o raio da hélice.

O sistema de ferrolho giratório da Lewis impediu-a dela ser sincronizada para disparar diretamente para frente e através do raio da hélice, somente os caças Britânicos Airco DH2 e o Royal Aircraft Factory FE8, que tinham a hélice atrás podiam facilmente usar a Lewis como armamento de tiro. Para uso de observadores e dos atiradores, a Lewis era montada em uma guia, o qual permitia à arma ser girada e levantada. As Lewis eram bastante usadas na função de atacar balões, carregada com munição incendiária com a função de causar a queima do hidrogênio dentro dos balões de gás dos Zepelins.

Mais tarde, nos aviões Nieuport 11, 17, SE5a e algumas versões do Sopwith Camel e do Bristol F2b, a Lewis era fixada acima da asa superior o qual permitia disparar diretamente para frente e para fora do raio da hélice. A arma podia ser puxada e abaixada de volta ao cockpit em um trilho para permitir que o tambor de munição fosse trocado em vôo, mas o ás da aviação Albert Ball também descobriu que mantendo o gatilho original da arma, ela podia, portanto, ser disparada para cima. Ele usava a metralhadora dessa forma para atacar aeronaves alemãs de duplo assento por baixo e atrás onde o observador da cauda não podia vê-lo ou atirar de volta. Foi o uso da arma desta forma num Nieuport, que levou mais tarde a sua introdução no SE5/SE5a. Ball agiu na qualidade de consultor no desenvolvimento deste avião.

As Lewis foram também transportadas como armas defensivas em dirigíveis britânicos. Os dirigíveis da classe SS transportavam uma arma. Os dirigíveis maiores da classe NS transportavam duas ou três armas na cabine de controle, e alguns eram equipados com uma arma adicional e um posto de atirador no topo do dirigível.
País de origen: EUA
Tempo em serviço: 1914-1953
Projetistas: Samuel Mcclean e Coronel Isaac Newton Lewis
Ano de criação: 1911
Fabricantes: Birmingham Small Arms Co. e Savage Arms Co.
Período de fabricação: 1913-1942
Variantes: Mks I-V, Modelo para Aeronaves, configuração Anti-Aérea, Modelo Leve para Infantaria e Savage M1917
Peso: 13Kg
Comprimento: 1,280mm
Comprimento do cano: 660 mm
Calibres: .303 Britânico, 30-06 Springfield e 7,92x57mm Mauser
Operação: à gás
Cadência de tiro: 500-600 tiros por minuto
Velocidade inicial do projétil: 740 m/s
Alcance efetivo: 800m
Alcance máximo: 3,200m
Sistema de alimentação: carregador tipo tambor com 47 ou 97 cartuchos

REGRA: Régua de distancia

Os caças na primeira guerra duelavam entre si usando as suas metralhadoras. Mas qual seria as distancias ideais para esse disparo? Acredito que você esteja curioso em saber as distancias em que os pilotos usavam as suas metralhadoras para abater um avião inimigo. Será que a régua de distancia do Wings of Glory está registrando corretamente essas distancias? Ficou mais curioso ainda? Eu também. Portanto, vamos então pegar as distancias que os pilotos atiravam nos aviões na época e comparar com a régua do Wings of Glory.

Como iremos fazer isso, primeiro deveremos pegar o comprimento de um avião para referência. Usaremos o Albatros DV, que possuía 7,33 metros e a miniatura em escala no Wings of Glory tem aproximadamente, 5,5 centímetros.

Agora pegaremos a distancia ideal de tiro que os pilotos na época recomendavam. Essa distancia era bem próxima e que enquadrasse todo o alvo na mira para causar grande dano ao alvo, e essa distancia é de 30 jardas. Devemos converter essas 30 jardas para metros, o que dá 27,432.

Pegamos agora o valor de 27,432 metros e dividimos pelo tamanho do Albatros, que é de 7,33 metros. O resultado vai ser de 3,74.

Sabemos agora que 30 jardas equivalem a 3,74 aviões Albatros. Pegamos agora esse resultado e multiplicamos pelo tamanho da miniatura do Albatros que é 5,5 centímetros e encontramos o valor de 20,58 centímetros.

Portanto o valor de 20,58 centímetros e a distancia que indica um tiro de curta distancia e que causaria mais danos ao alvo. A régua de Wings of Glory tem apenas 19,5 centímetros e já está dividida no meio, separando o tiro a curta e de longa distancia. Portanto a régua do jogo tem uma distancia bem menor do que é a realidade, aí complicou meu amigo.

Baseado nos valores que chegamos, a régua de distancia para o jogo Wings of Glory teria que ser de 40 centímetros (arredondando). Isso é praticamente o dobro da régua original.

Para piorar mais um pouquinho, os pilotos da época já disparavam nos outros aviões em distancias de 100 jardas para fazer o abate. Pegando essa valor de 100 jardas, faremos como no calculo anterior. As 100 jardas para metros vão dar, 91,44 metros. Dividimos pelo tamanho do Albatros, e dá 12,47 aviões. Agora multiplicamos pela miniatura de 5,5 centímetros do Albatros e achamos, 68,58 centímetros. Caramba, a régua para o jogo teria que ter pelo menos 70 centímetros! A divisão da régua seria nos primeiros 20 centímetros para indicar o disparo de curta distancia e dos 20 para os 70 centímetros, a parte para o disparo de longa distancia.

E aí? O que você vai fazer depois de saber dessas medidas? Você irá usar a régua de 70 centímetros, a de 40 ou continuará usando a que vem com o jogo? A de 70 seria inviável no mapa de jogo e praticamente os aviões podiam ser atingidos de qualquer lugar no mapa. Mas a régua de 40 centímetros já é uma coisa a pensar em usar. Poderíamos usar as duas réguas em linha para quebrar o galho ao invés de fazer uma régua com papelão ou outro material. Acredito que com essa régua de 40, os choques dos aviões durante os combates serão bem reduzidos, porque com a régua normal esses choques acontecem freqüentemente. E a régua que vem com jogo eu já aposentei.