Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de maio de 2013

METRALHADORA: Vickers



A Metralhadora Vickers resultou de um aperfeiçoamento da Metralhadora Maxim, desenvolvida por Hiram Maxim no final do séc. XIX. Depois de absorver a Companhia Maxim em 1896, a Vickers pegou o projeto da Maxim e melhorou-o, reduzindo-lhe o peso e acrescentando-lhe um impulsionador de boca (dispositivo que usa os gases de saída da boca da arma, para aumentar o seu recuo).

O Exército Britânico adotou formalmente a Vickers como metralhadora padrão em 26 de Novembro de 1912, com o objetivo de substituir progressivamente as Maxim que tinha em serviço. Ao iniciar a Primeira Guerra Mundial ainda existiam muitas Vickers para receber e por isso a Força Expedicionária Britânica enviada para França em 1914 ainda ia equipada com Metralhadoras Maxim. A Vickers foi, inclusive, ameaçada de processo judicial sob acusação de lucros ilícitos com a guerra, em virtude do preço exorbitante que pedia pela arma. Como resultado, o preço foi reduzido.

À medida que a guerra progredia e os números de Metralhadoras Vickers aumentavam, ela acabou se tornando a metralhadora padrão do Exército Britânico, servindo em todas as frentes do conflito. Quando a Lewis foi adotada como metralhadora ligeira e atribuída às unidades de infantaria, as Vickers foram classificadas como metralhadoras pesadas e agrupadas no recém formado Machine Gun Corps (Corpo de Metralhadores). Depois do aparecimento da variante de calibre .50 pol, as Vickers de .303 pol foram reclassificadas como metralhadoras médias.

A Vickers também foi usada em aeronaves, como no Sopwith Camel e no Spad XIII. As versões para os aviões eram as Marks II/III/V mais leves e com refrigeração a ar. A metralhadora foi ajustada com a engrenagem para disparar pelo raio da hélice e com o sucesso dessa adaptação, a metralhadora tornou-se uma das melhores armas instaladas em aviões na guerra.

Calibre: 7.7mm.

Peso: 15-23 Kg

Alcance máximo: 4100 m.

Cadência de tiro: 450-600 tiros por minuto.

Alcance efetivo: 740 m.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.