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terça-feira, 30 de abril de 2013
PERFIL: Sopwith Triplane
Levando em conta a manobrabilidade insuficiente e a falta de
visibilidade dos caças, o engenheiro Herbert Smith decidiu melhorar estas
características com o esquema de asas triplas. Perfis de asa finos, permitiriam
um aumento na velocidade e campo de visão da cabina do piloto. Além disso,
essas três asas forneceriam uma grande melhoria na taxa de subida. Outra
vantagem era a colocação de forma compacta do piloto, dos tanques de
combustível, do armamento e do motor.
O primeiro vôo de teste foi executado em 26 de maio de 1916. Além
da fábrica principal, aeronave foi fabricada também pela Clayton &
Shuttleworth Ltd e Lincoln Oakley Ltd. Com a necessidade urgente dos britânicos
por novos caças, um tratado com a França foi feito e foram fornecidos aos esquadrões
britânicos o SPAD VII. A necessidade urgente para novos caças havia sido satisfeita
com o Sopwith Triplane e o SPAD VII. Havia ao todo, um total de 180 Sopwith
Triplanes fabricados.
Os Primeiros testes foram administrados pelo 1º esquadrão do RNAS
em junho de 1916 e sendo seguidos por melhorias no design. O total rearmamento dos
esquadrões do RNAS foi realizado no final de 1916. Até a metade de 1917, os
caças estavam sendo armados com duas metralhadoras Vickers. Pilotos britânicos
notaram que os alemães preferiam evitar o combate e fugiam quando viam a imagem
do Sopwith Triplane. O Triplane era empregado com sucesso contra balões e caças
e também no papel de escolta.
Pilotos informaram uma taxa de subida excelente, velocidade alta e
incrível manobrabilidade. Os controles eram leves e efetivos e o leme bem equilibrado.
Durante dois meses no verão de 1917, um único esquadrão reivindicou 87 aeronaves
alemães destruídas para a perda de só um Sopwith Triplane. Estas aeronaves também
foram usadas pela Força Aérea Naval francesa. Em 1917 uma remessa pequena
destes caças foi transferida para a Rússia. O Sopwith Triplane participou na Frente
Ocidental e Macedônia também.
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