O Morane-Saulnier Type N era um avião monoplano francês projetado
e fabricado por Morane-Saulnier. O Tipo N entrou em serviço em abril de 1915,
designado como MS.5C.1. Esse avião equipou quatro esquadrões do Royal Flying
Corps com 27 unidades e também foi operado em números limitados pelo Serviço Aéreo
Imperial Russo.
Enquanto que o Tipo N utilizava um design avançado e aerodinâmico; ele não era fácil de voar devido aos seus controles duros (ele deformava a asa em vez de utilizar os ailerons tradicionais) e a sua velocidade de aterrissagem que era alta. O Tipo N usava uma metralhadora Vickers que disparava através da hélice, que possuía um defletor de projeteis em formato de cunha. O Tipo N foi o primeiro a usar a técnica de mirar a metralhadora usando o vôo do próprio avião e também o primeiro a disparar através da hélice.
Um grande cone de metal foi projetado e colocado na hélice, para dar uma melhor forma aerodinâmica, mas tinha a infelicidade de causar aquecimento ao motor. Em 1915, o cone de metal foi removido do design e mais nenhum problema de aquecimento foi registrado. A remoção do cone causou pouca perda no seu desempenho em combate.
O Tipo N não teve muito sucesso na guerra e só 49 aeronaves foram construídas e também tinha ficado obsoleto rapidamente frente às outras aeronaves no período.
Enquanto que o Tipo N utilizava um design avançado e aerodinâmico; ele não era fácil de voar devido aos seus controles duros (ele deformava a asa em vez de utilizar os ailerons tradicionais) e a sua velocidade de aterrissagem que era alta. O Tipo N usava uma metralhadora Vickers que disparava através da hélice, que possuía um defletor de projeteis em formato de cunha. O Tipo N foi o primeiro a usar a técnica de mirar a metralhadora usando o vôo do próprio avião e também o primeiro a disparar através da hélice.
Um grande cone de metal foi projetado e colocado na hélice, para dar uma melhor forma aerodinâmica, mas tinha a infelicidade de causar aquecimento ao motor. Em 1915, o cone de metal foi removido do design e mais nenhum problema de aquecimento foi registrado. A remoção do cone causou pouca perda no seu desempenho em combate.
O Tipo N não teve muito sucesso na guerra e só 49 aeronaves foram construídas e também tinha ficado obsoleto rapidamente frente às outras aeronaves no período.