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quarta-feira, 1 de maio de 2013

FICHA: Aviatik DI


MINIATURA: Aviatik DI (Turek)


MINIATURA: Aviatik DI (Sabeditsch)


MINIATURA: Aviatik DI (Linke Crawford)


REGRA: Energia potencial

Ao realizar um mergulho, o avião ganhará energia potencial ou para deixar mais claro, ganhará velocidade extra ao final da manobra. O gerenciamento dessa energia potencial é muito importante num combate aéreo e sabendo usá-la, você terá vantagem sobre o seu adversário.

A velocidade extra recebida após ter feito o mergulho, será usada na manobra seguinte. Caso essa velocidade extra não for usada, ela será perdida.

Você poderá aplicar a energia potencial em uma das duas opções abaixo:

1 - Ganhar altitude: após o mergulho, a manobra seguinte é colocada na frente do avião e após todos os jogadores revelarem suas manobras. Imediatamente informe aos outros jogadores que irá usar a energia potencial. Você agora ganhará a metade da sua taxa de subida em marcadores de subida. Pegue essa quantidade de marcadores de subida e coloque no painel do seu avião. Se a divisão não ficar exata, arredonde para cima.

NOTA: se estiver usando as minhas regras de altitude, você deverá pegar um marcador extra pela subida normal. Essas regras estão no Blog, no dia 09/04/13 sob o título: Regras: Trocando de altitude.

2 - Voar mais longe: após o mergulho, a manobra seguinte é colocada na frente do avião e após todos os jogadores revelarem suas manobras. Imediatamente informe aos outros jogadores que irá usar a energia potencial. Agora pegue uma carta de manobra do seu Deck que não foi usada e coloque em cima da carta de manobra no mapa (como se faz ao colocar a miniatura na carta de manobra) e respeitando a linha azul. Remova então a carta de manobra que está por baixo e coloque em cima da carta de manobra (não é em cima da seta) colocando em cima da linha azul e tampando essa linha (para entender melhor, a manobra escolhida será esticada, ou melhor, você voará mais longe como se fosse jogar a carta de manobra duas vezes). E agora para finalizar pegue a miniatura e finalize a manobra colocando em cima da seta. Coloquei essa seqüência em 4 fotos abaixo e você vai ver que é muito fácil de fazer e entender.

NOTA: devido à alta velocidade ganha ao final do mergulho, as manobras Slip e de 90° não poderão ser usadas, apenas em curvas abertas. Caso isso ocorra por um erro do jogador, ele será penalizado com um Stress na estrutura do avião. Ele então deverá comprar uma carta de dano onde apenas o valor numérico da carta será levado em conta.

FOTO 1: Energia potencial


FOTO 2: Energia potencial


FOTO 3: Energia potencial


FOTO 4: Energia potencial


PERFIL: Siemens-Schuckert DIII



O SS DIII foi projetado como um interceptor com alta taxa de subida fazendo uso do novo motor rotativo de 11 cilindros Siemens-Halske de 160hp. Este novo motor tinha a vantagem de eliminar bastante o poder de torque do motor rotativo. Testes iniciais num SS DII mostraram uma excelente taxa de subida, chegando aos 7000m em 35 minutos, e a decisão foi tomada para produzir o primeiro protótipo.

Testes com o protótipo do DIII que possuía hélice de 4 pás e estrutura longa simbolizaram a primeira aparição do tipo e em testes contra o Fokker DVII e o Albatros DV, estava o SS DIII sendo o mais rápido dos três. O primeiro grupo de pré produção foi ordenado em 26 de dezembro de 1917. Em abril e maio de 1918 foram enviados 40 unidades do DIII e um DIV para o Jagdgeschwader II para avaliação. Outro Jasta a receber o SS DIII foi o Jasta 15.

Embora os testes com o DIII e o DIV em combate tenham se mostrado excelentes, foi percebido que eles poderiam ser mais rápidos e mais manobráveis. Outro problema que surgiu era com relação ao motor que começa a esquentar demais causando a parada e a quebra dos pistões. O problema foi localizado e mesmo assim ele foi retirado do serviço para melhorias. Como estava sendo retirado de serviço, o chefe de JG.II, Rudolf Berthold, alfinetou que a Siemens tinha levado o avião muito depressa para o front sem ter feito muitos testes com ele e disse ainda, que se os problemas forem resolvidos, esse avião seria muito útil em combate.

Na fábrica, o SS DIII foi provido com um novo leme, novos ailerons, asas menores, melhorias na refrigeração do motor e outras modificações menos visíveis foram feitas. O avião foi também proibido de seguir para a linha de frente sem antes fazer um teste de 40 horas. Isto foi completado em julho e o avião voltou para os últimos acertos ao término de julho. 
Alguns dos DIIIs foram devolvidos a JG.II e Jasta 12. Depois das modificações nos DIII e DIVs, ele foi avaliado e a decisão foi tomada em colocá-lo na linha de frente. Apesar das suas melhorias, ele acabou por ser abafado pelo fabuloso Fokker DVII, considerado um dos melhores, senão o melhor caça da guerra.