Pesquisar este blog

domingo, 14 de abril de 2013

PERFIL: Spad XIII




O SPAD XIII foi projetado como uma versão melhorada do SPAD VII. Enquanto que a sua aparência externa era semelhante ao seu predecessor, ele era um avião totalmente novo. Uma segunda metralhadora e um motor mais poderoso foram instalados. Foi melhorada a aerodinâmica com asas e lemes maiores. Também, um tanque de combustível auxiliar foi colocado na seção central da asa superior e o tanque principal colocado na seção mais baixa da fuselagem. Atrás da cabina do piloto foi criado um lugar para colocar uma máquina fotográfica de reconhecimento ou uma carga de pequenas bombas. Seu primeiro vôo foi feito 4 de abril de 1917. O SPAD XIII foi fabricado pela: Bleriot, Levasseur, Bernard, Kellner, Safca, Borel e Nieuport e foram construídos 8472 aeronaves no total.
 
Ele apareceu na linha de frente em maio de 1917. O avião foi primeiro fornecido aos esquadrões franceses. Era principalmente usado contra os aviões inimigos, escolta de bombardeiros, cartografia aérea e reconhecimento. Embora capaz, era raramente usado para o bombardeio de objetivos no solo. 
 
Pilotos franceses estavam ansiosos para receber este avião. A segunda metralhadora aumentou a potência de fogo e o novo motor permitiu voar mais alto e rápido, mas era difícil de voar. Os controles permaneceram efetivos até mesmo nas altitudes mais altas. As únicas desvantagens estavam numa falta de sensibilidade nos controles em baixas velocidades e com o perfil fino da asa, acabou diminuindo a manobrabilidade em baixa velocidade o que freqüentemente resultava num Estol. Aos pilotos novatos, era recomendado muito cuidado na hora da aterrissagem. Em um mergulho ou vôo nivelado, o SPAD XIII era um do mais rápidos da guerra. Os pilotos gostavam de dizer: "ele mergulha mais rápido que o vento"!

O SPAD XIII participou de batalhas em todas as frentes durante a Primeira Guerra Mundial. Os exércitos franceses, britânicos, americanos e italianos eram todos equipados com ele. O SPAD XIII foi voado por muitos dos ases famosos como os franceses Georges Guynemer, Rene Fonck e também pelo ás italiano Francesco Baracca. Ases dos Estados Unidos que voaram o Spad XIII incluem Eddie Rickenbacker e Frank Luke. O ás irlandês William Cochran-Patrick marcou mais vitórias com o SPAD VII e o SPAD XIII do que qualquer outro ás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.