O
SPAD XIII foi projetado como uma versão melhorada do SPAD VII. Enquanto que a
sua aparência externa era semelhante ao seu predecessor, ele era um avião
totalmente novo. Uma segunda metralhadora e um motor mais poderoso foram
instalados. Foi melhorada a aerodinâmica com asas e lemes maiores. Também, um
tanque de combustível auxiliar foi colocado na seção central da asa superior e
o tanque principal colocado na seção mais baixa da fuselagem. Atrás da cabina
do piloto foi criado um lugar para colocar uma máquina fotográfica de
reconhecimento ou uma carga de pequenas bombas. Seu primeiro vôo foi feito 4 de
abril de 1917. O SPAD XIII foi fabricado pela: Bleriot, Levasseur, Bernard,
Kellner, Safca, Borel e Nieuport e foram construídos 8472 aeronaves no total.
Ele
apareceu na linha de frente em maio de 1917. O avião foi primeiro fornecido aos
esquadrões franceses. Era principalmente usado contra os aviões inimigos,
escolta de bombardeiros, cartografia aérea e reconhecimento. Embora capaz, era
raramente usado para o bombardeio de objetivos no solo.
Pilotos
franceses estavam ansiosos para receber este avião. A segunda metralhadora
aumentou a potência de fogo e o novo motor permitiu voar mais alto e rápido,
mas era difícil de voar. Os controles permaneceram efetivos até mesmo nas
altitudes mais altas. As únicas desvantagens estavam numa falta de
sensibilidade nos controles em baixas velocidades e com o perfil fino da asa,
acabou diminuindo a manobrabilidade em baixa velocidade o que freqüentemente
resultava num Estol. Aos pilotos novatos, era recomendado muito cuidado na hora
da aterrissagem. Em um mergulho ou vôo nivelado, o SPAD XIII era um do mais
rápidos da guerra. Os pilotos gostavam de dizer: "ele mergulha mais rápido
que o vento"!
O
SPAD XIII participou de batalhas em todas as frentes durante a Primeira Guerra
Mundial. Os exércitos franceses, britânicos, americanos e italianos eram todos
equipados com ele. O SPAD XIII foi voado por muitos dos ases famosos como os
franceses Georges Guynemer, Rene Fonck e também pelo ás italiano Francesco
Baracca. Ases dos Estados Unidos que voaram o Spad XIII incluem Eddie
Rickenbacker e Frank Luke. O ás irlandês William Cochran-Patrick marcou mais
vitórias com o SPAD VII e o SPAD XIII do que qualquer outro ás.
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