Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de maio de 2013

METRALHADORA: Parabellum MG 14




A Parabellum era uma metralhadora da infantaria, leve e refrigerada a ar e que se tornou disponível em janeiro de 1915. Ela foi imediatamente adaptada e adequada para o uso em aviões. Na falta de uma arma comparável à Lewis, Vickers ou até mesmo a Hotchkiss durante 1915, a Parabellum havia chegado em boa hora, quando Anthony Fokker aperfeiçoava a engrenagem para disparar pelo raio da hélice.

Fokker que nada sabia sobre o funcionamento de uma metralhadora, desmontou completamente a Parabellum e a estudou até saber exatamente como ela funcionava. Então desenhou então um esquema de engrenagens que fazia a metralhadora disparar apenas quando a lamina da hélice não estava em linha com o cano da arma. 

O mecanismo, chamado de sincronizador; isto é, a arma era acionada pelo motor cada vez que as pás não estivessem na frente de seu cano. E havia também o tipo interruptor, onde a arma é operada pelo piloto e simplesmente não atira durante uma fração de segundo em que a hélice está na frente, daí chamado de: interruptor. 

O interruptor tem a vantagem da quantidade de tiros disparados que é muito maior, mas tem a desvantagem de falhar e a hélice podendo ser afetada pelo disparo. Isso também ocorria ocasionalmente com o sincronizador. Alguns interruptores entraram em serviço, mas todos os usados por mais tempo foram os sincronizadores. 

Fokker armou um pequeno monoplano que tinha na fábrica com a sua invenção e tudo correu como ele esperava. Alguns Fokker E.I Eindeckers foram modificados para aceitar a Parabellum. Os dois primeiros chegaram à frente em junho de 1915. O Tenente Boelcke fez a primeira vítima usando a máquina original, e pouco depois surgia outro ás, Max Immelmann. Depois de poucos Fokker E.l serem entregues, a produção continuou com o E-II que tinha um motor rotativo Oberursel de 100 hp em lugar do normal de 80 hp. 

Surpreendentemente, o Estado Maior Geral Alemão não reconheceu o valor da arma instalada no Fokker, e que tinha em suas mãos e falhou em não encomendar mais aviões e metralhadoras em grande número rapidamente para usá-las em grupos, onde a sua força teria esmagado totalmente os aliados na época.



Calibre: 7.9mm.

Cadência de tiro: 700 tiros por minuto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.