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sexta-feira, 10 de maio de 2013

PERFIL: PFALZ DIIIa




O avião foi projetado pela Pfalz Flugzeugwerke. Os engenheiros alemães ficaram impressionados com os novos caças Nieuport e esse novo projeto estava baseado nesses aviões franceses. O primeiro vôo de ensaio acabou se realizando em maio de 1917. No projeto estavam instaladas duas metralhadoras montadas lateralmente e os arames de controle do aileron, que estavam na asa baixa.

Seis meses depois, foi feito o Pfalz DIIIa, possuindo um novo motor mais poderoso, leme e profundores maiores, a forma da asa baixa que foi revista e por último, a instalação das metralhadoras numa nova posição, que passava a ficar agora na altura da linha dos olhos do piloto. Foram feitos 1010 Pfalz DIII e Pfalz DIIIa no total durante a guerra. 
 
Em junho de 1917, os caças começaram a entrar em serviço nos esquadrões de combate. O Pfalz era usado como escolta de bombardeiros, também como caça contra os aviões inimigos e a destruição de balões de observação. Os pilotos elogiavam a excelente visibilidade da cabina, a boa manobrabilidade, a estabilidade ao disparar as armas, velocidade e a boa taxa de subida.

Alguns pilotos afirmavam que a sensibilidade aos controles era bem melhor que do Albatros DV e os mergulhos acentuados em combate e em aterrissagens, provaram a durabilidade estrutural do avião. O avião participou de batalhas nas frentes Ocidentais e turcas.

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