O avião foi projetado pela Pfalz Flugzeugwerke. Os engenheiros alemães
ficaram impressionados com os novos caças Nieuport e esse novo projeto estava
baseado nesses aviões franceses. O primeiro vôo de ensaio acabou se realizando
em maio de 1917. No projeto estavam instaladas duas metralhadoras montadas
lateralmente e os arames de controle do aileron, que estavam na asa baixa.
Seis meses depois, foi feito o Pfalz DIIIa, possuindo um novo motor
mais poderoso, leme e profundores maiores, a forma da asa baixa que foi revista
e por último, a instalação das metralhadoras numa nova posição, que passava a
ficar agora na altura da linha dos olhos do piloto. Foram feitos 1010 Pfalz DIII
e Pfalz DIIIa no total durante a guerra.
Em junho de 1917, os caças começaram a entrar em serviço nos esquadrões
de combate. O Pfalz era usado como escolta de bombardeiros, também como caça
contra os aviões inimigos e a destruição de balões de observação. Os pilotos elogiavam
a excelente visibilidade da cabina, a boa manobrabilidade, a estabilidade ao
disparar as armas, velocidade e a boa taxa de subida.
Alguns pilotos afirmavam que a sensibilidade aos controles era bem
melhor que do Albatros DV e os mergulhos acentuados em combate e em aterrissagens,
provaram a durabilidade estrutural do avião. O avião participou de batalhas nas
frentes Ocidentais e turcas.
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