A companhia Hanriot produziu uma série de aeroplanos antes da
guerra, mas ela tinha se estabelecido principalmente como um fabricante de
licenças. Um dos modelos montados pela fabrica era o Sopwith 1½ strutters,
quando os HDI começaram a serem produzidos em 1916.
O HDI era um caça convencional e com características gerais a de
um típico Sopwith, combinando linhas limpas e asas finas e elegantes. Ele usava
a mesma estrutura de 1½ do Sopwith de dois lugares. A asa baixa era fina e
nivelada enquanto que a asa de cima tinha um diedro negativo bastante acentuado.
O motor rotativo de 82 kW Le Rhone, não era muito rápido, mas ajudava
em muito a manobrabilidade e era muito popular entre os pilotos, sendo também uma
aeronave segura e agradável de voar. Para poder manter um competitivo
desempenho de altitude e taxa de subida, foi necessário restringir o armamento
para uma única metralhadora Vickers sincronizada, embora duas metralhadoras
pudessem ser colocadas e ocasionalmente na maioria das vezes, era. A
metralhadora era posicionada bem para o lado estrutura da cabina do piloto, ficando
fora da frente da face do piloto e que ajudava muito, caso o avião sofresse um
acidente. Foi uma característica bem-vinda para os pilotos na época.
O Hanriot foi ordenado para produção para uma possível
substituição ao Nieuport 17, mas foi decidido substituir o Nieuport pelo SPAD SVII
no Serviço Aéreo Francês. Alguns foram fornecidos a Marinha Francesa e outros também
seguiram para a Marinha norte americana. Alguns Hanriots navais foram
convertidos para torná-lo um hidroavião.
Foi desviado parte da produção para os belgas, porque a maioria
dos aliados não desejava a aeronave em seus esquadrões. Nos esquadrões de caça
belgas, os HDI provaram o seu valor e fizeram bastante sucesso, tornando-se o
caça padrão belga pelo resto da guerra. Willy Coppens, o ás belga da guerra,
foi o piloto que teve mais vitórias pilotando o HDI.
O HDI também foi fornecido em pequenos números aos italianos e que
mais tarde também acabou por ser produzido pela Nieuport-Macchi de Varese na
Itália, que construiu quase 900 HDIs entre 1917 e 1919. Eles foram usados para
a substituição dos Nieuports e SPADs nos esquadrões deles. O HDI foi
considerado (pelos italianos) ser o melhor de todos os cacas até mesmo do SPAD
SXIII. O HDI acabou se tornando o caça italiano padrão e equipou 16 dos 18
esquadrões de caça italianos operacionais até novembro de 1918.
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