Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de maio de 2013

PERFIL: Hanriot HDI




A companhia Hanriot produziu uma série de aeroplanos antes da guerra, mas ela tinha se estabelecido principalmente como um fabricante de licenças. Um dos modelos montados pela fabrica era o Sopwith 1½ strutters, quando os HDI começaram a serem produzidos em 1916. 
 
O HDI era um caça convencional e com características gerais a de um típico Sopwith, combinando linhas limpas e asas finas e elegantes. Ele usava a mesma estrutura de 1½ do Sopwith de dois lugares. A asa baixa era fina e nivelada enquanto que a asa de cima tinha um diedro negativo bastante acentuado. 
 
O motor rotativo de 82 kW Le Rhone, não era muito rápido, mas ajudava em muito a manobrabilidade e era muito popular entre os pilotos, sendo também uma aeronave segura e agradável de voar. Para poder manter um competitivo desempenho de altitude e taxa de subida, foi necessário restringir o armamento para uma única metralhadora Vickers sincronizada, embora duas metralhadoras pudessem ser colocadas e ocasionalmente na maioria das vezes, era. A metralhadora era posicionada bem para o lado estrutura da cabina do piloto, ficando fora da frente da face do piloto e que ajudava muito, caso o avião sofresse um acidente. Foi uma característica bem-vinda para os pilotos na época. 
 
O Hanriot foi ordenado para produção para uma possível substituição ao Nieuport 17, mas foi decidido substituir o Nieuport pelo SPAD SVII no Serviço Aéreo Francês. Alguns foram fornecidos a Marinha Francesa e outros também seguiram para a Marinha norte americana. Alguns Hanriots navais foram convertidos para torná-lo um hidroavião.
 
Foi desviado parte da produção para os belgas, porque a maioria dos aliados não desejava a aeronave em seus esquadrões. Nos esquadrões de caça belgas, os HDI provaram o seu valor e fizeram bastante sucesso, tornando-se o caça padrão belga pelo resto da guerra. Willy Coppens, o ás belga da guerra, foi o piloto que teve mais vitórias pilotando o HDI. 
 
O HDI também foi fornecido em pequenos números aos italianos e que mais tarde também acabou por ser produzido pela Nieuport-Macchi de Varese na Itália, que construiu quase 900 HDIs entre 1917 e 1919. Eles foram usados para a substituição dos Nieuports e SPADs nos esquadrões deles. O HDI foi considerado (pelos italianos) ser o melhor de todos os cacas até mesmo do SPAD SXIII. O HDI acabou se tornando o caça italiano padrão e equipou 16 dos 18 esquadrões de caça italianos operacionais até novembro de 1918.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.