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quinta-feira, 9 de maio de 2013

PERFIL: Nieuport 11



O Nieuport 11 “Bebê” (“Baby”), era um conceito proposto por Gustav Delage e que foi encarregado do desenvolvimento do Nieuport 10. No geral, o Bebê foi projetado como um caça sesquiplano de um único assento. A asa sesquiplano era presa a asa superior por braços em forma de V. Uma desvantagem deste modelo de sesquiplano é que era forçado a receber uma alta carga de torções durante o vôo. Isso era comum aos outros sesquiplanos como a família inteira do Nieuport 10 ao 23, o Albatros D. III, Albatros DV, etc. 
 
O primeiro Nieuport 11 chegou à frente francesa em janeiro de 1916. O Bebê rapidamente se tornou um adversário formidável para o monoplano Fokker Eindecker, sendo superior em quase tudo. Ele estava provido de ailerons, junto com o uso de elevadores presos a um leme horizontal convencional e com estabilizador vertical e leme inclinando. Estas versões aperfeiçoadas melhoraram em muito a manobrabilidade e dando um controle preciso da aeronave, comparada com os tipos mais velhos, equipados com asa que deformava ao serem acionados os controles. 
 
O aparecimento do Nieuport 11 pôs um fim finalmente a superioridade devastadora do monoplano Fokker, que durante o período foi batizado de o “Flagelo Fokker”. Durante a Batalha de Verdun em fevereiro de 1916, o Nieuport 11 infligia pesadas perdas para a força aérea inimiga e esta preocupação forçou o Alto Comando alemão a revisar as táticas de suas aeronaves de combate. Muitos dos ases franceses na guerra (inclusive Georges Guynemer) tiveram os seus primeiros sucessos voando o Bebê. 
 
Alguns Nieuports 11 foram equipados com guias especiais nos braços da asa que eram usados para disparar os foguetes incendiários Le Prieur contra os balões de observação. O Bebê permaneceu em serviço ativo até o verão de 1917, no qual foi substituído por aviões mais modernos. Alguns aviões foram transferidos para as escolas de vôo e treinamento. Devido ao seu desempenho, ele era muito popular entre os pilotos e o Nieuport 11 estava em serviço em muitos países, inclusive na Bélgica, na Rússia e na Grã Bretanha. Várias aeronaves deste tipo também foram construídas sob licença na Itália e na Rússia.

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