O Nieuport 11 “Bebê” (“Baby”), era um conceito proposto por Gustav
Delage e que foi encarregado do desenvolvimento do Nieuport 10. No geral, o
Bebê foi projetado como um caça sesquiplano de um único assento. A asa sesquiplano
era presa a asa superior por braços em forma de V. Uma desvantagem deste modelo
de sesquiplano é que era forçado a receber uma alta carga de torções durante o vôo.
Isso era comum aos outros sesquiplanos como a família inteira do Nieuport 10 ao
23, o Albatros D. III, Albatros DV, etc.
O primeiro Nieuport 11 chegou à frente francesa em janeiro de 1916.
O Bebê rapidamente se tornou um adversário formidável para o monoplano Fokker
Eindecker, sendo superior em quase tudo. Ele estava provido de ailerons, junto
com o uso de elevadores presos a um leme horizontal convencional e com
estabilizador vertical e leme inclinando. Estas versões aperfeiçoadas melhoraram
em muito a manobrabilidade e dando um controle preciso da aeronave, comparada
com os tipos mais velhos, equipados com asa que deformava ao serem acionados os
controles.
O aparecimento do Nieuport 11 pôs um fim finalmente a
superioridade devastadora do monoplano Fokker, que durante o período foi
batizado de o “Flagelo Fokker”. Durante a Batalha de Verdun em fevereiro de 1916,
o Nieuport 11 infligia pesadas perdas para a força aérea inimiga e esta
preocupação forçou o Alto Comando alemão a revisar as táticas de suas aeronaves
de combate. Muitos dos ases franceses na guerra (inclusive Georges Guynemer) tiveram
os seus primeiros sucessos voando o Bebê.
Alguns Nieuports 11 foram equipados com guias especiais nos braços
da asa que eram usados para disparar os foguetes incendiários Le Prieur contra
os balões de observação. O Bebê permaneceu em serviço ativo até o verão de 1917,
no qual foi substituído por aviões mais modernos. Alguns aviões foram
transferidos para as escolas de vôo e treinamento. Devido ao seu desempenho,
ele era muito popular entre os pilotos e o Nieuport 11 estava em serviço em
muitos países, inclusive na Bélgica, na Rússia e na Grã Bretanha. Várias aeronaves
deste tipo também foram construídas sob licença na Itália e na Rússia.
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