Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de maio de 2013

PERFIL: Fokker DVIII





A aeronave foi projetada especialmente pela companhia Fokker para a Segunda Competição de Caças realizada entre 27 de maio e 21 de junho em Adlershof, o centro de testes para as aeronaves alemãs. O avião, chamado EV, era derivado dos projetos de Reinhold Platz e foi construído como um caça monoplano. Seu projeto estava baseado numa fuselagem de tubo totalmente soldado. A asa tinha um perfil espesso e foi colocada perto do nível do olho do piloto o que reduzia a visibilidade para frente/acima.

Durante a Competição, o E.V teve um bom desempenho e uma visibilidade excelente, com uma taxa de subida e manobrabilidade boa, alguns pilotos de testes preferiram ele do que o Fokker DVIIF. Então, foi assinado um contrato oficial com Oberursel UR II para produzir 400 aviões para o exército. 
 
A aeronave foi produzida pelo Fokker Flugzeug-Werke e 285 aeronaves foram produzidas antes do fim de guerra. Em 7 de agosto de 1918 a aeronave chegou no Front no Jasta 6 e no Jasta 19, mas infelizmente no dia 16 e novamente no dia 19, os aviões tiveram falhas em suas asas matando os pilotos. 
 
Todos os aviões foram retirados temporariamente para investigação, que terminou em outubro. Foram encontradas falhas nas asas devido à qualidade de produção e também matérias primas de segunda linha empregadas na construção da asa. Com as asas refeitas com uma qualidade melhor, ela passou a ter a sua resistência aumentada e acabou por ganhar a designação de Fokker DVIII. Visualmente não havia nenhuma diferença entre o EV e o DVIII e alguns EVs produzidos anteriormente, tiveram as suas asas trocadas e passaram a ser designados como DVIII. 
 
As impressões dos pilotos sobre a aeronave eram de desempenho de subida excelente, uma ótima visão da cabina, fácil de pilotar e possuindo resposta rápida nos controles. Alguns pilotos o preferiram do que o Fokker DVII. O avião tinha a tendência em afundar a asa direita ao aterrissar, devido ao torque do motor. Depois que o Fokker EV/DVIII entrou em serviço na frente ocidental, os registros oficiais indicam uma vitória para Emil Rolf em 17 de agosto e mais nada de importante constam nos registros oficiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.