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domingo, 28 de abril de 2013

PERFIL: Gotha GV




O bombardeiro Gotha GV foi um desenvolvimento do Gotha GIV. A experiência em combate mostrou que devido a proximidade do tanque de combustível dos motores poderia levar a resultados desastrosos. Como resultado disso, os tanques de combustível foram movidos para a fuselagem.

Uma escassez de materiais de qualidade conduziu a um aumento do peso estrutural. Foi também melhorada a estabilidade de taxiar no solo, onde as estruturas do trem de pouso foram encurtadas e as naceles do motor foram reposicionadas sobre a asa baixa. Esta modificação é a característica externa mais importante que se distingue a série V dos modelos anteriores.

Foram feitos pedidos em outubro de 1916 para a produção de 100 aeronaves. O primeiro Gotha GV deixou a fábrica em agosto de 1917. O avião foi fabricado por Gothaer Waggonfabrik A.G. No total, foram construídos 205 aviões da série V. 
 
O GV foi usado para bombardear objetivos estratégicos importantes e cidades como Londres. No final da guerra, o avião estava sendo empregado como um bombardeiro noturno. 
 
Com a carga máxima de bombas, o avião era estável em vôo, mas ao voltar da missão, a estabilidade se reduzia ao mínimo e a parte traseira tinha um aumento de peso considerável. Para aliviar esses problemas, o artilheiro da traseira ia sentar perto do piloto. Mais tarde, as asas foram movidas para trás uns 20 cm causando uma melhora na estabilidade.

Ao aterrissar, o avião tinha uma tendência para guinar e só parava quando tocava o solo. Em fevereiro de 1918, pequenos trens de pouso adicionais foram colocados para melhorar a segurança nas aterrissagens. A aeronave tomou parte nas batalhas da Frente Ocidental.

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