O bombardeiro Gotha GV foi um desenvolvimento do Gotha GIV. A experiência
em combate mostrou que devido a proximidade do tanque de combustível dos
motores poderia levar a resultados desastrosos. Como resultado disso, os
tanques de combustível foram movidos para a fuselagem.
Uma escassez de materiais de qualidade conduziu a um aumento do
peso estrutural. Foi também melhorada a estabilidade de taxiar no solo, onde as
estruturas do trem de pouso foram encurtadas e as naceles do motor foram
reposicionadas sobre a asa baixa. Esta modificação é a característica externa
mais importante que se distingue a série V dos modelos anteriores.
Foram feitos pedidos em outubro de 1916 para a produção de 100
aeronaves. O primeiro Gotha GV deixou a fábrica em agosto de 1917. O avião foi
fabricado por Gothaer Waggonfabrik A.G. No total, foram construídos 205 aviões
da série V.
O GV foi usado para bombardear objetivos estratégicos importantes e
cidades como Londres. No final da guerra, o avião estava sendo empregado como
um bombardeiro noturno.
Com a carga máxima de bombas, o avião era estável em vôo, mas ao
voltar da missão, a estabilidade se reduzia ao mínimo e a parte traseira tinha
um aumento de peso considerável. Para aliviar esses problemas, o artilheiro da
traseira ia sentar perto do piloto. Mais tarde, as asas foram movidas para trás
uns 20 cm causando uma melhora na estabilidade.
Ao aterrissar, o avião tinha uma tendência para guinar e só parava
quando tocava o solo. Em fevereiro de 1918, pequenos trens de pouso adicionais foram
colocados para melhorar a segurança nas aterrissagens. A aeronave tomou parte nas
batalhas da Frente Ocidental.
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