Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de maio de 2013

PERFIL: Aviatik DI




A Aviatik fazia grandes aviões na época e muitos dos quais eram de 2 lugares, bombardeiros e aviões de reconhecimento. Desenvolvido para substituir o Hansa-Brandenburg DI, o caça biplano Aviatik DI foi o primeiro caça totalmente construído na Áustria. O protótipo voou em 16 de outubro de 1917 e infelizmente ocorreu um acidente e o piloto de testes veio a falecer.

O avião foi projetado por Julius von Berg, e inicialmente teve vários problemas. Embora possuindo pouco peso e altamente manobrável, o "Berg", como era conhecido, tinha o habito de rasgar o tecido da asa e ter o motor a esquentar demais. O ás Austro-húngaro, Julius Arigi informou que a aeronave tinha tendência a soltar partes moveis da asa e do leme em manobras violentas e em mergulho.

Foram construídos mais 3 protótipos e eles eram diferentes do avião de produção por possuírem apenas uma metralhadora. O avião também recebeu novos motores de 200, 210 e de 225 HPs durante um curto espaço de tempo.
Depois de fortalecer a aeronave, os modelos do DI tiveram um desempenho satisfatório em combate e podia alcançar altitudes mais altas que os seus adversários. A cabina do piloto também era espaçosa, confortável e tinha um bom campo de visão.

As unidades de aviação Austro-húngaras usaram o DI amplamente até o fim da Guerra, principalmente como um caça de escolta para os aviões de 2 assentos de reconhecimento, e a maioria dos pilotos preferiram o Albatros DIII para o papel de superioridade aérea. Em 1918, a produção do Aviatik DII estava em andamento, mas a guerra terminou antes que ele entrasse em serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.