A Aviatik
fazia grandes aviões na época e muitos dos quais eram de 2 lugares,
bombardeiros e aviões de reconhecimento. Desenvolvido para substituir o
Hansa-Brandenburg DI, o caça biplano Aviatik DI foi o primeiro caça totalmente
construído na Áustria. O protótipo voou em 16 de outubro de 1917 e infelizmente
ocorreu um acidente e o piloto de testes veio a falecer.
O avião foi
projetado por Julius von Berg, e inicialmente teve vários problemas. Embora possuindo
pouco peso e altamente manobrável, o "Berg", como era conhecido,
tinha o habito de rasgar o tecido da asa e ter o motor a esquentar demais. O ás
Austro-húngaro, Julius Arigi informou que a aeronave tinha tendência a soltar
partes moveis da asa e do leme em manobras violentas e em mergulho.
Foram
construídos mais 3 protótipos e eles eram diferentes do avião de produção por
possuírem apenas uma metralhadora. O avião também recebeu novos motores de 200,
210 e de 225 HPs durante um curto espaço de tempo.
Depois de
fortalecer a aeronave, os modelos do DI tiveram um desempenho satisfatório em
combate e podia alcançar altitudes mais altas que os seus adversários. A cabina
do piloto também era espaçosa, confortável e tinha um bom campo de visão.
As unidades
de aviação Austro-húngaras usaram o DI amplamente até o fim da Guerra,
principalmente como um caça de escolta para os aviões de 2 assentos de
reconhecimento, e a maioria dos pilotos preferiram o Albatros DIII para o papel
de superioridade aérea. Em 1918, a produção do Aviatik DII estava em andamento,
mas a guerra terminou antes que ele entrasse em serviço.
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