O primeiro protótipo do Halberstadt DI voou com o motor Mercedes DI
de 100hp, no início do outono de 1915. Logo depois ele recebeu um novo motor Mercedes
DII de 120hp. Configurado dessa forma, entrou em produção como o modelo DII, e
ajudando a completar a linha de frente com os Fokker D, que estavam
substituindo os monoplanos Fokker A e E obsoletos. As primeiras máquinas chegaram
na linha de frente em junho de 1916.
A maioria dos pilotos ficaram impressionados com o seu desempenho superior ao monoplano Fokker, especialmente na sua taxa de subida, velocidade e na rapidez na resposta dos controles, dando-lhe uma boa manobrabilidade nas mãos dos experientes pilotos alemães.
A maioria dos pilotos ficaram impressionados com o seu desempenho superior ao monoplano Fokker, especialmente na sua taxa de subida, velocidade e na rapidez na resposta dos controles, dando-lhe uma boa manobrabilidade nas mãos dos experientes pilotos alemães.
Mas a verdade é que ele tinha pouco poder de fogo (uma metralhadora), velocidade insuficiente e não conseguia atingir o teto de serviço dos outros aviões alemães no período. O desempenho dele era inferior aos Nieuport 11 e AIRCO DH2.
Devido a isso, logo em seguida veio a versão DIII com ailerons maiores, montagem da asa revisada, metralhadoras duplas e um novo motor Mercedes DIII com 150hp o que melhorou o seu desempenho para fazer frente aos caças aliados.
Ao final de 1916, com a chegada dos caças Albatros, os Halberstadt estavam realmente obsoletos e acabaram por serem retirados da Frente Ocidental e levados para setores bem mais calmos. Porém, enquanto esteve em operação, eles foram respeitados pelos seus adversários.
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