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quinta-feira, 9 de maio de 2013
PERFIL: Nieuport 11
O Nieuport 11 “Bebê” (“Baby”), era um conceito proposto por Gustav
Delage e que foi encarregado do desenvolvimento do Nieuport 10. No geral, o
Bebê foi projetado como um caça sesquiplano de um único assento. A asa sesquiplano
era presa a asa superior por braços em forma de V. Uma desvantagem deste modelo
de sesquiplano é que era forçado a receber uma alta carga de torções durante o vôo.
Isso era comum aos outros sesquiplanos como a família inteira do Nieuport 10 ao
23, o Albatros D. III, Albatros DV, etc.
O primeiro Nieuport 11 chegou à frente francesa em janeiro de 1916.
O Bebê rapidamente se tornou um adversário formidável para o monoplano Fokker
Eindecker, sendo superior em quase tudo. Ele estava provido de ailerons, junto
com o uso de elevadores presos a um leme horizontal convencional e com
estabilizador vertical e leme inclinando. Estas versões aperfeiçoadas melhoraram
em muito a manobrabilidade e dando um controle preciso da aeronave, comparada
com os tipos mais velhos, equipados com asa que deformava ao serem acionados os
controles.
O aparecimento do Nieuport 11 pôs um fim finalmente a
superioridade devastadora do monoplano Fokker, que durante o período foi
batizado de o “Flagelo Fokker”. Durante a Batalha de Verdun em fevereiro de 1916,
o Nieuport 11 infligia pesadas perdas para a força aérea inimiga e esta
preocupação forçou o Alto Comando alemão a revisar as táticas de suas aeronaves
de combate. Muitos dos ases franceses na guerra (inclusive Georges Guynemer) tiveram
os seus primeiros sucessos voando o Bebê.
Alguns Nieuports 11 foram equipados com guias especiais nos braços
da asa que eram usados para disparar os foguetes incendiários Le Prieur contra
os balões de observação. O Bebê permaneceu em serviço ativo até o verão de 1917,
no qual foi substituído por aviões mais modernos. Alguns aviões foram
transferidos para as escolas de vôo e treinamento. Devido ao seu desempenho,
ele era muito popular entre os pilotos e o Nieuport 11 estava em serviço em
muitos países, inclusive na Bélgica, na Rússia e na Grã Bretanha. Várias aeronaves
deste tipo também foram construídas sob licença na Itália e na Rússia.
PERFIL: Fokker DVIII
A aeronave foi projetada especialmente pela companhia Fokker para a
Segunda Competição de Caças realizada entre 27 de maio e 21 de junho em
Adlershof, o centro de testes para as aeronaves alemãs. O avião, chamado EV, era
derivado dos projetos de Reinhold Platz e foi construído como um caça
monoplano. Seu projeto estava baseado numa fuselagem de tubo totalmente soldado.
A asa tinha um perfil espesso e foi colocada perto do nível do olho do piloto o
que reduzia a visibilidade para frente/acima.
Durante a Competição, o E.V teve
um bom desempenho e uma visibilidade excelente, com uma taxa de subida e manobrabilidade
boa, alguns pilotos de testes preferiram ele do que o Fokker DVIIF. Então, foi
assinado um contrato oficial com Oberursel UR II para produzir 400 aviões para
o exército.
A aeronave foi produzida pelo Fokker Flugzeug-Werke e 285 aeronaves
foram produzidas antes do fim de guerra. Em 7 de agosto de 1918 a aeronave chegou
no Front no Jasta 6 e no Jasta 19, mas infelizmente no dia 16 e novamente no
dia 19, os aviões tiveram falhas em suas asas matando os pilotos.
Todos os aviões foram retirados temporariamente para investigação,
que terminou em outubro. Foram encontradas falhas nas asas devido à qualidade
de produção e também matérias primas de segunda linha empregadas na construção
da asa. Com as asas refeitas com uma qualidade melhor, ela passou a ter a sua
resistência aumentada e acabou por ganhar a designação de Fokker DVIII.
Visualmente não havia nenhuma diferença entre o EV e o DVIII e alguns EVs
produzidos anteriormente, tiveram as suas asas trocadas e passaram a ser
designados como DVIII.
As impressões dos pilotos sobre a aeronave eram de desempenho de
subida excelente, uma ótima visão da cabina, fácil de pilotar e possuindo resposta
rápida nos controles. Alguns pilotos o preferiram do que o Fokker DVII. O avião
tinha a tendência em afundar a asa direita ao aterrissar, devido ao torque do
motor. Depois que o Fokker EV/DVIII entrou em serviço na frente ocidental, os
registros oficiais indicam uma vitória para Emil Rolf em 17 de agosto e mais
nada de importante constam nos registros oficiais.
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