
A metralhadora Lewis foi a primeira metralhadora colocada e usada
num aeroplano. Foi em 7 de junho de 1912 que o Capitão Charles Chandler do
Exército dos EUA disparou o protótipo da metralhadora Lewis de uma aeronave
Wright Model B Flyer.
A metralhadora Lewis foi muito usada nas aeronaves Britânicas e
Francesas na Primeira Guerra Mundial, tanto pelo observador como pelo piloto do
caça. Em alguns aviões, era uma adição a mais as Vickers. A popularidade da
Lewis como metralhadora aérea foi devido ao seu baixo peso, por ser refrigerada
a ar e que usava os carregadores do tipo tambor com 97 tiros. Devido a isso, a metralhadora
foi colocada nos primeiros exemplares do Bristol Scout C por Lanoe Hawker no
verão de 1915, e disparando para frente e para fora num ângulo de 30° para
evitar o raio da hélice.
O sistema de ferrolho giratório da Lewis impediu-a dela ser
sincronizada para disparar diretamente para frente e através do raio da hélice,
somente os caças Britânicos Airco DH2 e o Royal Aircraft Factory FE8, que
tinham a hélice atrás podiam facilmente usar a Lewis como armamento de tiro.
Para uso de observadores e dos atiradores, a Lewis era montada em uma guia, o
qual permitia à arma ser girada e levantada. As Lewis eram bastante usadas na
função de atacar balões, carregada com munição incendiária com a função de
causar a queima do hidrogênio dentro dos balões de gás dos Zepelins.
Mais tarde, nos aviões Nieuport 11, 17, SE5a e algumas versões do
Sopwith Camel e do Bristol F2b, a Lewis era fixada acima da asa superior o qual
permitia disparar diretamente para frente e para fora do raio da hélice. A arma
podia ser puxada e abaixada de volta ao cockpit em um trilho para permitir que
o tambor de munição fosse trocado em vôo, mas o ás da aviação Albert Ball
também descobriu que mantendo o gatilho original da arma, ela podia, portanto,
ser disparada para cima. Ele usava a metralhadora dessa forma para atacar
aeronaves alemãs de duplo assento por baixo e atrás onde o observador da cauda
não podia vê-lo ou atirar de volta. Foi o uso da arma desta forma num Nieuport,
que levou mais tarde a sua introdução no SE5/SE5a. Ball agiu na qualidade de
consultor no desenvolvimento deste avião.
As Lewis foram também transportadas como armas defensivas em
dirigíveis britânicos. Os dirigíveis da classe SS transportavam uma arma. Os
dirigíveis maiores da classe NS transportavam duas ou três armas na cabine de
controle, e alguns eram equipados com uma arma adicional e um posto de atirador
no topo do dirigível.
País de
origen: EUA
Tempo em
serviço: 1914-1953
Projetistas:
Samuel Mcclean e Coronel Isaac Newton Lewis
Ano de
criação: 1911
Fabricantes:
Birmingham Small Arms Co. e Savage Arms Co.
Período de
fabricação: 1913-1942
Variantes:
Mks I-V, Modelo para Aeronaves, configuração Anti-Aérea, Modelo Leve para
Infantaria e Savage M1917
Peso: 13Kg
Comprimento:
1,280mm
Comprimento
do cano: 660 mm
Calibres:
.303 Britânico, 30-06 Springfield e 7,92x57mm Mauser
Operação: à
gás
Cadência de
tiro: 500-600 tiros por minuto
Velocidade
inicial do projétil: 740 m/s
Alcance
efetivo: 800m
Alcance
máximo: 3,200m
Sistema de
alimentação: carregador tipo tambor com 47 ou 97 cartuchos